PROFESSOR LAURO GONÇALVES DE LIMA
Ativista Cultural, Expoente Cultural, Professor Autodidata e ESCRITOR
– É PATRONO HISTÓRICO DA CADEIRA Nº 6
PROCESSO ACADÊMICO Nº 014/05-PH/ACADACE
VULTO HISTÓRICO DE BONITO DE SANTA FÉ
CICLO CULTURAL 1866/2005
Data da Inicio: 02 de novembro de 2005
Autoria da Professora Pública N.C MARIA ZENILDE DIAS ARRUDA
Relatoria do Cerimonialista N.C JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
Data da Eleição: 02 de novembro de 2005
DECRETO SAPIENCIAL Nº 002/2005 – De 02 de novembro de 2005
PROPOSTA: De Reconhecimento do nome Ativista Cultural, Expoente Histórico, Professor Autodidata e ESCRITOR LAURO GONÇALVES DE LIMA, como PATRONO DA CADEIRA PRETORIANA DE Nº 6, por RECONHECIMENTO dos seus DONS o Livro “O CAVALO DE PIRIPIRI” – Roteiro do Nordeste, que se perpetuou como Primeiro Escrito Oficial da HISTÓRIA FUNDACIONAL, DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL, POLÍTICO E ADMINISTRATIVO DE BONITO DE SANTA FÉ, deixando um legado sem igual, para a vida do Povo, dando as gerações futuras o acesso a História de Bonito de Santa Fé, sucedânea da “Data de Cedro”.
Era ele um Autodidata, nome que se dar aquele que aprende a ler e até ensina aos outros, sem ter frequentado a uma Escola.
Conheceu de perto os próceres da SAGA bonitense, casou cedo na Casa do Tenente JOÃO MARTINS DE MORAES, o Mestre de Obras do Templo Católico dedicado a Santo Antônio pelo “Fundador-mor” – concunhado deste, que seguiu a Trilha da Fé dos seus primos os irmãos Manuel e Justino de Freitas, que integraram os Voluntários da Pátria na Guerra da Tríplice Aliança – A Guerra do Paraguai, que definiram como dádivas do Santo, a saída, com vida, dos Campos paraguaios e a chegada de volta a “Data de Cedro”.
Atuou na Ação Educacional, foi, talvez, o primeiro Mestre de Letras dos bonitenses, sendo um Autodidata confesso, mas um homem inteligente e muito capaz.
Ousadamente, no ano de 1977 resolveu escrever um Livro em que registrou com muita veemência, Bonito de Santa Fé e o seu Povo, o que se tornou o Primeiro Escrito de tal natureza, pelo qual todos nós encontramos o fio da meada para conhecer a História desta terra e do seu Povo.
Merecedor desta Homenagem, o Professor Lauro Lima é mais uma dádiva que chega pelas mãos da Acadêmica Imortal, Professora Maria Zenilde Dias Arruda, que trás com voga os nomes mais preciosos para que continuemos salvando Bonito de Santa Fé dos porões e despertando o seu Povo a conhecer o seu passado, para por ele viver o presente e construir o futuro brilhante que todos esperam.
O Patrono Histórico LAURO GONÇALVES DE LIMA, é uma relíquia na vida Cultural, Educacional e um Chefe de Famílias de Responsabilidade desmedida, amante do Povo do lugar, para o qual deixou como legado essa proeza do conhecer suas raízes, seus troncos, a Genealogia dos bonitenses.