Logo da Academia
Malaquias Timothéo de Sousa
Ativista Cultural, Expoente Histórico. Mestre em Educação, Ensaísta, PROFESSOR
PATRONAÇÃO: 02/11/2005
Malaquias Timothéo de Sousa (Professor Malaquias)
PATRONO HISTÓRICO
CADEIRA 16
PATRONAÇÃO: 02/11/2005

PROFESSOR MALAQUIAS TIMÓTHEO DE SOUSA
Ativista Cultural, Expoente Histórico. Mestre em Educação, Ensaísta, PROFESSOR
– É PATRONO HISTÓRICO DA CADEIRA Nº 16
PROCESSO ACADÊMICO Nº 016/05-PH/ACADACE
VULTO HISTÓRICO DE BONITO DE SANTA FÉ
CICLO CULTURAL 1866/2005
Data da Inicio: 02 de novembro de 2005
Autoria da Professora Pública N.C MARIA ZENILDE DIAS ARRUDA
Relatoria do Cerimonialista N.C JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
Data da Eleição: 02 de novembro de 2005
Primeiro Terço Pretoriano
DECRETO SAPIENCIAL Nº 006/2005 – De 02 de novembro de 2005

PROPOSTA: De Reconhecimento do nome do Ativista Cultural, Expoente Histórico. Mestre em Educação, Ensaísta, PROFESSOR MALAQUIAS TIMÓTEO DE SOUSA, como PATRONO HISTÓRICO DA CADEIRA DE Nº 16 DO PRIMEIRO TERÇO PRETORIANO, por RECONHECIMENTO dos seus DONS na Maestria da Sala de Aula, juntos as tantas instituições de Ensino em que laborou, inclusive, a Faculdade santa Emília de Rodat, que igualmente Dirigiu, oferecendo a melhor Educação as futuras gerações.

Amor sem medida como demonstraram todos os 22 (vinte e dois) diletos filhos do Gentil Fundador de Bonito de Santa Fé, o Capitão Francisco Timóteo de Sousa, também sempre foi demonstrado pelo Patrono Histórico MALAQUIAS TIMÓTHEO DE SOUSA, superdotado na aplicação da educação em todos os seus moldes, a gestão escolar em todos os níveis.

Era de criar marcas em cada oportunidade em que esbanjava a sua Retórica, fosse sobre o tivesse que falar e para o Público que viesse ouvir.

Um homem gentil e cheio de carinho com àqueles que lhe buscava, não deixava por menos a oportunidade oferecer a todos a imagem da sua terra como um recanto de luz e prosperidade e diz o também Acadêmico Imortal José de Sousa Neves, que foi em virtude do que ouvira do Mestre Malaquias, que escreveu “… De TI sente saudades quem estar fora…”, pois, é justamente o bonitense que viveu com o lugar no peito, de tudo lembrando e tudo revivendo a cada momento novo da vida.

Ele foi um impulsionador do seu Sobrinho AFONSO PEREIRA DA SILVA na conquista do Ginásio Comercial Monsenhor Moraes, foi incentivador irredutível das Conquistas do Banco do Brasil e do PARAIBAN para Bonito de Santa Fé, justamente quanto o crescimento voltou a ter lugar na História, assegurando aos seus que precisavam assumir eficazmente o que diz o ditado: “a quem fez, compete o cuidado”, ao se referir ao seu Pai que fundou o “Bonito”, sendo deveres seus manter o lugar de Pé.

Ter como Patrono Histórico MALAQUIAS TIMÓTHEO DE SOUSA, é manter viva a Memória Histórica de Bonito de Santa Fé, para uma humanidade inteira que conhece e vice o seu legado de grande Mestre e Benfeitor da História da Educação, além de manter entre si um Ícone, uma Estrela de Vasto Valor Cultural, para assegurar a maioridade conquistada na lembrança que a História nos dar.

Compartilhe

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
Print