Logo da Academia
Cícero Pereira de Sousa
Administrador, Diplomata Brasileiro, Professor Universitário e ESCRITOR
PATRONAÇÃO: 15/02/2021
Cícero Pereira de Sousa (Cícero Timóteo)
ACADÊMICO IMORTAL
CADEIRA 12
PATRONAÇÃO: 15/02/2021

ESCRITOR CÍCERO (TIMÓTHEO) PEREIRA DE SOUSA
Administrador, Diplomata Brasileiro, Professor Universitário e ESCRITOR
– É FUNDADOR E PATRONO DA CADEIRA Nº 12
PROCESSO ACADÊMICO Nº 010/05-AI/ACADACE
SÓCIO FUNDADOR Nº 25 DA OBRA ACADÊMICA
Membro do Terceiro Grupo Acadêmico
Data da Inicio: 08 de março de 2019
Autoria do Poeta A.I JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
Relatoria do Poeta A.I LUIZ CARLOS TIMÓTEO ARARUNA
Data da Eleição: 08 de junho de 2021
Segundo Terço Pretoriano
DECRETO SAPIENCIAL Nº 17/2005 – De 15 de novembro de 2021

PROPOSTA: De ADMISSÃO do Administrador, Diplomata Brasileiro, Professor Universitário e ESCRITOR CÍCERO PEREIRA DE SOUSA, como ACADÊMICO IMORTAL e por seus dons: FUNDADOR E PATRONO DA CADEIRA Nº 12 no Sagrado Pretório Acadêmico – Sócio Efetivo da OBRA = Junto ao Terceiro Grupo de Acadêmicos Imortais.

CÍCERO, nos trás a tônica de o “GRANDE” nascido do seio bonitense, tendo as mesmas marcas indeléveis daqueles que estão para a terra de “Bongá”, saídos das suas “frondes” na razão genealógica, como o Mestre Afonso Pereira, que teve Memorial de razão marcante no Sagrado Pretório Acadêmico, e tantos outros que de Origem na Casa-mor do lugar, assinalam a sua representação com galhardia na vida Social, Econômica, Política, Administrativa, Educacional e Cultural do Brasil e do Mundo.

É um “bonitodescendente” nascido em Juazeiro do Norte, do vizinho Estado do Ceará, de onde provém a sua genética matriarcal em todos os sentidos, assim, sendo originário de um Povo que prima pela Cultura, pela preservação em todos os sentidos, pelo que enveredou pelo Estudo, se tornando um Administrador com formação Universitária pela

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE no ano de 1973, na Cidade de Recife, no ano 1973, se pós-graduando em Desenvolvimento Regional pela ONU/CEPAL/ILPES em Santiago do Chile, em 1980, sendo especialista em Gestão de Cidades, pela École Nationale d’Administration – ENA de Paris em 1983, também especialista em Relações Internacionais pela Escuela Diplomática de Madrid – Madrid, 1985, e MBA em Organização Empresarial pela Universidade de São Paulo – USP, na Capital Paulista em 2002. É um glorioso estudante que no seminário Jesuíta, estudou filosofia, grego e latim.

Na vida Política, foi Secretário de Governo na Paraíba de 1988 a 1990, exercendo o Planejamento Governamental, tendo exercido a Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado do Pernambuco entre 1991 e 1992 e em seguida foi servir a sua terra natal o Juazeiro do Norte, como Secretário de Desenvolvimento do lugar de 1993ª 1996.

Professor de Administração e Economia, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e na Universidade do Estado de Pernambuco – UPE de 1975 a 1980.

Ele foi Consultor e Palestrante da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo de 1977 a 1979, da Organização dos Estados Americanos – OEA, na Argentina, no Brasil, México e Uruguai de 1980 a 1981, assim como no SEBRAE Nacional desde o ano 2000.

É reconhecido um Diplomata de prestígio, já tendo exercido Missões oficiais no Exterior: IBI – Intergovernamental Bureau for Informatics em projeto da UNESCO em Roma no ano de 1982; ISVE – Istituto di Studi per lo Sviluppo Econômico, onde foi representante do Governo da Paraíba em Ancona, na Itália em 1988; ainda no KfW – banco estatal alemão, representando o Governo da Paraíba em Frankfurt, na Alemanha, em 1989.

Na sua ação Empresarial, dirige a empresa Gênese Educação e Desenvolvimento Humano Ltda, através da qual presta consultoria em Desenvolvimento Territorial, Desenvolvimento Humano e Políticas Públicas.

No Mundo Jornalístico ele abre a sua historia no comando da Escrita aberta ao Público como editorialista e Diretor do Jornal do Cariri, no Ceará de 1997 a 2000, sendo um dos seus fundadores.

Com brilho estreou a sua PRODUÇÃO LITERÁRIA com o Livro “CAPITÃO TIMÓTHEO – O CANGAÇO E OS VIRIATOS”, que para nossa honra é mais atualizada e completa versão histórica de Bonito de santa Fé, a partir dos seus primórdios, a nos fazer conhecer os verdadeiros episódios que marcaram épocas e alinharam no tempo tudo o que houve para chegarmos a este lugar em vivemos, pela maestria do seu Fundador-mor, que teve a coragem de enfrentar os viciados da época, que tendo destruído Santa Fé, o teriam feito igualmente no novo território, se não fora aquele corajoso homem. Sendo na verdade, esta Obra de vasto valor que o garantiu integrar a Academia de CulturaData de Cedro”, como seu Acadêmico Mortal que o é CÍCERO (TIMÓTHEO) PEREIRA DE SOUSA, a versão mais garantidora de uma proposta de Desenvolvimento para o seu Território de Herança, que também propôs aos Povos, um Projeto de Grande Valia que é o Livro “Pactos & Impactos” – Cooperação Para o Desenvolvimento, que o garantiu reconhecimento, nas mais fortes atitudes governamentais para melhoria de Vida do Povo, especialmente do cariri cearense, aplicado a todo lugar em que pese a força do ouvir o próprio Povo.

A mais importante das tradições da Academia de Cultura “Data de Cedro”, quanto a escolha dos seus Membros é a Consulta sobre a aceitação para a ela se integrar como Sócio Vitalício na Titularidade Acadêmico Imortal e receber esse SIM do CÍCERO – “O Grande” para esta Obra, impõe sentir o desejo de cuidar da Entidade com mais firmeza, compromisso de Imortalidade no fazer e certeza de que há mãos dispostas a ajuda no Desenvolvimento do lugar que amamos a “Data de Cedro” que firmou o “Bonito” para sempre, pela Santa Fé do seu Povo!

A ACADEMIA DE CULTURA “DATA DE CEDRO de Bonito de Santa Fé – Paraíba se encontrou com o passado, para formalizar o futuro ao receber ao Acadêmico Imortal CÍCERO PEREIRA DE SOUSA, como uma das suas Pilastras.

Compartilhe

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
Print